Syndiquer le contenu

Projetos

Abaixo encontram-se os projetos do grupo. (Estamos migrando o conteúdo do site antigo para este, então esta lista ainda se encontra incompleta)

Kirimurê

Kirimurê

Antes de tudo, havia Kirimurê. Era assim que os Tupinambás chamavam o que hoje conhecemos como a Baía de Todos os Santos. Acidente geográfico que foi palco de encontros marcados pela violência e pelo intercâmbio cultural entre europeus e índios tupis. Devido à beleza e a posição estratégica que as montanhas de Kirimurê ofereciam, ele abrigaria as primeiras tentativas de povoamento da Terra Brasilis pelos portugueses. Tomando o ponto de vista de um índio tupinambá que tenta resistir aos primeiros avanços do capitalismo mundial, este jogo visa envolver emocionalmente o personagem-jogador dentro dos acontecimentos que marcaram o século XVI. Com isto, o projeto visa a suprir o hiato, em termos de ferramentas educacionais, que existe em torno deste momento histórico - tão importante, em particular, para nosso estado.

Miúda

“Miúda e o guarda-chuva” é um projeto de investigação do trânsito da linguagem metafórica para diversas mídias, inspirado no universo ficcional do conto da autora baiana Paula Lice (Não publicado). No referido projeto, com frentes de trabalho distintas, estão sendo produzidos um livro, um espetáculo teatral – contemplado pelo prêmio de montagem (edital Manoel Lopes

Pontes de montagem – da Fundação Cultural do Estado da Bahia), uma série de animação (um dos 30 projetos pré-selecionados para programa ANIMATV realizado pelo Ministério da Cultura), e um pacote de jogos eletrônicos. Os jogos do projeto “Miúda e o guarda-chuva” estão sendo desenvolvido pelo Grupo INDIGENTE. Segue-se uma breve sinopse do conto que inspirou o pacote de jogos “Miúda e o guarda-chuva”:

Figura 1: Imagem do jogo O mistério de Miúda e o guarda-chuva.

WATC - We are the champgnons

Introdução

 We are the Champignons é um  jogo 3D multiplayer em primeira pessoa no qual o jogador assume o papel de membro de um dos dois exércitos disponíveis, os Champignons e as Azeitonas, que batalham pelo domínio da pizza.


InGE - Indigente Game Engine

O InGE, Indigente Game Engine, é um motor livre e multi-plataforma para o desenvolvimento de jogos 3D.

AIRROX

AirroX
Um jogo de Air Hockey em C++ usando OpenGL e SDL

A tentativa de iniciar um estudo sobre o processo de desenvolvimento de um jogo 3D utilizando ferramentas livres, levou em meados de 2004, três estudantes do curso de Ciência da Computação na UFBA a desenvolver o AirroX, um jogo de Air Hockey em C++ utilizando OpenGL e SDL.

Desenvolvimento de um jogo 3D com o uso de ferramentas baseadas em Software Livre

O Mercado de jogos está em constante crescimento. No ano de 2003 a indústria de jogos faturou mais do que a cinematográfica. Neste contexto, busca-se o uso dos jogos também para educação de jogadores e desenvolvedores.

Este projeto propõe investigar possibilidades de se usar exclusivamente ferramentas baseadas em software livre, como OpenGL e SDL em ambiente Linux, para desenvolver ambientes interativos tridimensionais de qualidade. O uso destas ferramentas permite melhor disseminação das técnicas e algoritmos utilizados, levando a um incentivo no aprendizado do funcionamento e customização dos jogos pelos usuários e programadores. A metodologia adotada inclui a criação de um jogo de air hockey com ferramentas livres e pesquisas em grupos de discussão.

Projeto PAF

Este projeto tem como objetivo realizar a modelagem 3D do prédio PAF I da UFBA no formato de cenário suportado pelo motor InGE.
Durante o processo de modelagem, estará sendo escrito um tutorial mostrando passo a passo o processo de criação de cenário. Este tutorial ficará disponibilizado na seção de tutoriais do  Indigente.

TampCross

TampCross traz de volta o espírito emocionante das grandes corridas de tampinhas de garrafa travadas durante a infância de muitas crianças. O jogo é focado na disputa entre jogadores com suas tampinhas que tentam transpassar obstáculos em uma pista e cruzar a linha de chegada antes de seus oponentes.