Estudantes de computação ganham prêmio em Pernambuco

18.11.2006

O Grupo Indigente (http://indigente.dcc.ufba.br/), composto por alunos do curso de Ciência da Computação da UFBA, obteve o terceiro lugar no Independent Game Festival (www.cin.ufpe.br/~sbgames/game-festival_program.html), realizado dentro do V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames - www.cin.ufpe.br/~sbgames/), concorrendo com outros nove jogos de equipes de todo o Brasil. O primeiro lugar ficou em Recife, e o segundo foi para São Paulo. De acordo com matéria do jornal Folha de Pernambuco, o Indigente é “um bom exemplo de como a produção de games independentes pode dar certo.”

O grupo, formado em 2004, conta atualmente com 15 estudantes da graduação e surgiu a partir da falta de projetos e cadeiras sobre games na Universidade. "No começo éramos apenas três alunos e nos juntamos pela necessidade de trocar informações e trabalhar com desenvolvimento de games", comenta Ivan Monteiro, um dos fundadores do grupo. Participante cativo da SBGames há três anos, o Indigente já concorreu em festivais de jogos independentes e apresentou artigos em painéis de discussão dos seminários. Mas a produção que dá mais orgulho ao grupo é o Indigente Game Engine, o Inge, software que facilita o trabalho de programação de jogos.

"Fazer um jogo é difícil, mas é totalmente possível e ferramentas como o Inge podem facilitar o trabalho. Com ele, já é possível criar jogos simples com algumas características de jogos profissionais", comenta Humberto Bandeira, outro integrante do grupo. O Inge foi desenvolvido em código aberto e pode ser baixado e exportado para diversas plataformas.

O grupo procura investir nas pesquisas orientando novos alunos e disponibilizando tutoriais e informações pela internet. "Por enquanto, procuramos investir nas pesquisas para adquirir o conhecimento necessário. Só então poderemos ajudar na consolidação de um mercado", comenta Monteiro.