Syndiquer le contenu

Histórico

Desenvolvimento:

O AirroX, o projeto que motivou na criação do INDIGENTE trata-se de um jogo de air hockey em ambiente tridimensional. Um intento simples, mas que conquistou o 2° lugar no I Festival de Jogos Independentes da SBGames, o Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital de 2004.

Nosso mais novo projeto é o InGE, um motor para jogos, ferramenta importante para a produção de jogos 3D. O diferencial do InGE é que, ao contrário dos motores existentes, ele poderá ser usado no desenvolvimento de uma grande variedade de jogos, incluindo jogos em primeira ou terceira pessoa, jogos de estratégia, jogos de tabuleiro, entre outros. Além de a ferramenta estar sendo desenvolvida dentro dos padrões do Software-Livre, o que permitirá a disseminação do conhecimento gerado dentro do grupo.

Publicações e Participações:

Em 2004, foi publicado o projeto de pesquisa sobre o Desenvolvimento de um Jogo 3D com uso de Ferramentas baseadas em Software Livre, que teve como fruto o AirroX. Já em 2005 destacou-se também o artigo científico escrito sem orientador pelo membro Ivan Medeiros e aceito no Workshop Brasileiro de Jogos, notório evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.

Intitulado "Uma arquitetura modular para desenvolvimento de agentes cognitivos em jogos de primeira e terceira pessoa", o artigo apresenta uma alternativa para a emulação de comportamentos humanos em não-jogadores. Esta publicação obteve uma ótima aceitação dentro do simpósio.

Apesar do seu pouco tempo de existência, o INDIGENTE tem lutado para conseguir maior espaço no meio acadêmico. Além de publicar os frutos de suas pesquisas em eventos de âmbito nacional, como o Wjogos 2004 e 2005 e o I Festival Brasileiro de Jogos Independentes, pôde se apresentar em eventos locais, como o Seminário Estudantil de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, a Recepção Calourosa da UFBA e em palestras no Instituto de Matemática da UFBA e na Faculdade Área 1.