Syndiquer le contenu

Desenvolvimento de um jogo 3D com o uso de ferramentas baseadas em Software Livre

Atividade: 
janvier 2004 - janvier 2005
Agência financiadora: 
Recursos próprios

O Mercado de jogos está em constante crescimento. No ano de 2003 a indústria de jogos faturou mais do que a cinematográfica. Neste contexto, busca-se o uso dos jogos também para educação de jogadores e desenvolvedores.

Este projeto propõe investigar possibilidades de se usar exclusivamente ferramentas baseadas em software livre, como OpenGL e SDL em ambiente Linux, para desenvolver ambientes interativos tridimensionais de qualidade. O uso destas ferramentas permite melhor disseminação das técnicas e algoritmos utilizados, levando a um incentivo no aprendizado do funcionamento e customização dos jogos pelos usuários e programadores. A metodologia adotada inclui a criação de um jogo de air hockey com ferramentas livres e pesquisas em grupos de discussão.

O projeto integra diversos conceitos computacionais, como estrutura de dados, linguagens de programação, computação gráfica, inteligência artificial, além de física e matemática.O jogo implementado carrega objetos de arquivos 3D e texturas de bitmaps. A câmera permite várias visões do ambiente. Para uma partida single-player há um algoritmo de IA simples, para multi-player se faz uso de sockets.

Diante desta experiência, concluí-se a viabilidade na produção de jogos tridimensionais com ferramentas livres e suas documentações. Com o conhecimento obtido neste jogo, pretende-se implementar outro mais complexo, para refinar o processo de desenvolvimento e obter resultados mais conclusivos, na forma de uma metodologia de implementação de jogos

Publicações: