Apresentação

Indigente (Interactive Digital Entertainment)  é um grupo de pesquisa e desenvolvimento de jogos sediado na UFBA que tem como principais objetivos (1) realizar pesquisa básica para a criação de algoritmos, técnicas e ferramentas que apóiem o desenvolvimento de jogos 3D, (2) desenvolver jogos eletrônicos e (3) fomentar o interesse da comunidade acadêmica baiana para a área de jogos eletrônicos.

Os principais resultados do grupo são: premiação em festival de jogos independentes (1o. lugar no SBGames de 2004 e 3o. no de 2006), desenvolvimento de motor de jogos 3D (em evolução), além de artigos, pôsteres e demonstrações em diversos eventos científicos e de extensão. O grupo pretende trabalhar para se tornar uma referência no desenvolvimento de jogos na Bahia e, quiçá, no Brasil, abordando o tema sob as perspectivas de pesquisa científica e inovação tecnológica, envolvendo diversas sub-áreas da Computação e interagindo com outras áreas do conhecimento (Física, Matemática, Educação, por exemplo).

Breve Histórico.

Amantes de jogos, alguns estudantes do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia decidiram, em abril de 2004, formar um grupo para pesquisar e desenvolver jogos eletrônicos. Nascia assim o grupo Indigente, uma iniciativa empreendedora na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos na Bahia. Com bastante autonomia e dedicação, em pouco tempo, o grupo Indigente obteve importantes resultados, despertando o interesse de outros estudantes do curso de Ciência da Computação bem como de professores e pesquisadores da UFBA para o tema "jogos eletrônicos". Em 2006, o grupo Indigente começou a interagir com pesquisadores da área de Educação, com o objetivo de desenvolver jogos eletrônicos educacionais.